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Obras

Corte da ponte Attilio Fontana sobre a marginal do Rio Tietê

O objetivo dessa obra foi o de substituir parte da ponte danificada pelos constantes choques de caminhões e carretas à estrutura. Esse serviço foi planejado de maneira a não interromper o tráfego sobre a ponte em nenhum momento. Somente houve necessidade de paralisações rápidas na via expressa da marginal. Essas interrupções normalmente foram feitas em horários de pouco movimento (madrugadas de sábado para domingo) e com duração de no máximo 12 horas. Foram planejadas 03 paradas para corte, remoção e troca total do tabuleiro. A cada parada era removido 1/3 do vão da ponte. A parte removida do tabuleiro era substituída, instalando-se vigas com sessão de menor altura. Com isso a altura da ponte em relação a pista da marginal foi aumentada em 1 metro. O tabuleiro foi cortado, sendo removida em primeiro lugar a laje e depois as vigas, com peso médio de 90 toneladas. As peças removidas foram demolidas no próprio local da obra.

Relatório
fotográfico da obra

Croquis da obra

Vista geral da ponte:

Danos causados à ponte pelos choques:

Furos para instalação de ganchos de içamento das peças cortadas:

Colagem dos ganchos de içamento:

Colagem dos ganchos de içamento:

Corte da laje do tabuleiro com disco diamantado:

Corte das vigas de sustentação da ponte com fio diamantado:

Corte das vigas de sustentação da ponte com fio diamantado:

Corte das vigas de sustentação da ponte com fio diamantado:

Corte das vigas de sustentação da ponte com fio diamantado:

Viga sendo removida:

Viga sendo removida:

Viga sendo removida:

Viga sendo removida:

Viga sendo removida:

Vista da parte removida da ponte: